sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A pessoa com deficiência na minha história de vida

Há não muitos anos, as pessoas com deficiência parecia estar num mundo à parte, longe dos olhos (e do coração) de muitos de nós. Ainda assim, desde criança, sempre me vi próximo de pessoas que, no meu singelo pensamento, eram "diferentes" de mim.

Lembro-me das "classes especiais" no antigo primeiro grau. Vez por outra me deparava com coleguinhas com deficiência auditiva comunicando-se em Libras. Também havia aqueles com deficiência visual, alguns cujos olhos me assustavam um pouco. Mas eles sempre estavam perto de mim (ou eu deles). Em Santos, minha cidade natal, no bairro onde morava, havia um CEREX (que existe até hoje, agora chamado Escola Especial Eduardo Ballerini) que atendia a crianças com deficiência intelectual. No caminho para a escola, o Lar das Moças Cegas era outro ponto de referência, ainda mais após instalarem um semáforo com sinal sonoro.

Meu primeiro amigo com necessidades educacionais específicas foi o Cristiano. Estávamos na 4ª série, mas ele já tinha 18 anos e acabara de ser integrado a uma classe regular. Além de colegas de classe, éramos colegas no ônibus escolar. Ele era aficionado pelos heróis japoneses e sempre aparecia com a mais nova edição da Revista Herói. Comemorava ao tirar nota "A" em comportamento (era o único "A" que conseguia, afinal). Os outros colegas aproveitavam-se de sua inocência para pregar-lhe peças. Ótima pessoa. Antes do fim do ano, ele se mudou. Perdemos contato.

Outro grande amigo foi o Evandro, que conheci há vários anos durante uma missão de tempo integral em Santa Catarina. Cadeirante. Ele fora vítima de uma bala perdida havia três anos, mas parecia bastante adaptado em sua condição. Morava "sozinho" e, por isso mesmo, cozinhava, lavava as próprias roupas, limpava a casa e ainda tinha uma companheira canina, a Dorilda. Passávamos lá quase diariamente para ver como estava (e ai de nós se não fôssemos vê-lo!). Um dia, porém, levamos um grande susto. Ele estava febril. Chamamos o SAMU e fomos com ele até o hospital. Ele estava inconsciente na maca. Tememos por sua vida. Ficamos com ele do meio-dia até as oito horas da noite e, felizmente, ele pode voltar para casa no dia seguinte. Infelizmente, também ficamos muito tempo sem contato, apenas nos encontrando recentemente no Facebook.

No Câmpus Guarulhos do IFSP, temos hoje o César, deficiente auditivo. Ele concluiu o curso técnico em Informáticae agora está na Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas! Ele tem um TILS que o acompanha nas aulas, o Rodrigo. Cada um de nós da Coordenadoria Sociopedagógica ganhou dele um sinal em Libras. O meu sinal é o dedo indicador estendido sob o lábio inferior, como uma postura de "pensador", segundo ele, pelo meu jeito sério e compenetrado ao computador, hehe.

Só agora, porém, coloquei-me a pensar: refletindo sobre todas essas experiências, percebo o porquê de ser tão interessado na educação especial e na inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário